São João em Pelo Mundo!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

“Jovens pulam fogueira na celebração da Kupala, na Ucrânia.” Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Se você acha que comemorar os santos juninos é uma exclusividade nordestina, está enganado. As festa em alusão aos santos Ocorrem no dia 24 de junho ou em dias próximos e são celebrados no Canadá, Estônia, Portugal, Rússia, França, Grécia, Dinamarca e em outros países.

“Poucas coisas têm uma história cultural e civilizacional mais profunda que as festas juninas, especialmente a de São João”, explicou o filósofo Carlos Ramalhete o Sempre Família. “Na Europa, ela foi a cristianização dos ritos pagãos do Solstício de Verão, trazendo consigo tradições perdidas na bruma dos tempos, como o pau de sebo, pular a fogueira, etc.”

“As festas juninas são assim a ponta atual de uma longuíssima tradição que une desde a alegria pela colheita de versão na Europa, passando por toda uma estrutura social com suas demandas e queixumes (Santo Antônio a socorro das moças sem marido, por exemplo), ligando-nos, aqui onde estamos, a nossos antepassados mais remotos”, diz Ramalhete.Saiba mais sobre os festejos em alguns lugares do mundo:

“Imagem de São Pedro se inclina diante da imagem da Virgem, durante a homenagem no fim da procissão.” Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Espanha

A festa tem características diferentes em cada região da Espanha. Em Soria, as Fiestas de San Juan o de la Madre de Dios, declaradas de interesse turístico nacional pelo governo espanhol, duram seis dias, além das pré-festividades. Cada dia de festa tem uma programação específica – alguns deles mantêm a mesma programação há mais de 500 anos. A sexta-feira, por exemplo, é dia de touradas. Tudo é preparado por doze grupos chamados de cuadrillas, cada um com um santo padroeiro. No sábado, as partes dos novilhos que foram toureados são repartidas pelos bairros da cidade. A grande procissão com os santos padroeiros das cuadrillas é na segunda-feira. Durante o trajeto, as músicas típicas da festa – as sanjuaneras – são trocadas por música sacra, mas assim que os músicos passam pela última imagem, a da Virgen Blanca, voltam a tocar as sanjuaneras.

“Noche de San Juan em Porto Rico. Podem-se ver as tradicionais fogueiras.” Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Porto Rico

Como São João é o patrono de Porto Rico – dá nome à sua capital e foi o nome que Colombo inicialmente deu ao território –, a festa é bastante celebrada na ilha. Um dos costumes para “afastar a má-sorte” é o de se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite ou então banhar-se com rosas. O costume foi inspirado evidentemente no próprio São João, que realizava batismos no rio Jordão, mas hoje tem o significado de deixar o mar levar tudo o que há de ruim e começar uma vida nova. As praias ficam, assim, lotadas durante essa noite – com muita música e comida, é claro.

Peru

Aqui são os rios da selva peruana que recebem as pessoas para o baño bendito no Dia de São João. Come-se o Juane, um preparado de arroz, ovos, azeitonas, coxa de frango e chicória, tudo envolvido em folhas de uma planta chamada bijao, resultando em um formato redondo que remete à cabeça de João Batista, pedida em um prato pela filha de Herodíades. Em Iquitos, o baile que acontece após a missa e a procissão se realiza ao redor de uma palmeira carregada de presentes, chamada de Humisha.

Rússia e países eslavos

A água também tem um papel principal nas festividades de Ivan Kupala, que acontecem na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia, na Polônia e na Lituânia. O nome foi uma combinação de Kupala, uma festa pré-cristã da fertilidade, e Ivan, João em russo. Como a palavra “Kupala” significa “banho”, o nome completo da festa pode muito bem ser interpretado também como João Batista – aquele que batiza. As garotas jogam guirlandas de flores na água e pulam fogueiras, sozinhas ou acompanhadas. O banho nu também é comum. As crianças brincam de guerrinha da água e fazem pegadinhas para jogar água em adultos.

Portugal

No Porto e em Braga, o registro mais antigo da festa data do século XIV. Além do lançamento de balões de ar quente – costume que chegou ao Brasil – e dos arraiais com música e comida que acontecem em diversos bairros da cidade até de madrugada, uma das tradições da festa consiste em bater na cabeça das pessoas com alho-poró ou, mais recentemente, com martelinhos de plástico. As mulheres esfregam ramos de erva-cidreira na cara dos homens que passam. Tratam-se de costumes ligados a festivais da fertilidade anteriores à cristianização da festa. Em Braga, um dos costumes é a Dança dos Pastores e a Dança do Rei David. Confira esta última no vídeo abaixo:

Estônia

Além da herança de festivais pré-cristãos, na Estônia a Festa de São João se mescla com a comemoração da liberdade e do patriotismo, já que uma das mais importantes batalhas da Guerra da Independência do país aconteceu precisamente numa noite de São João – em 23 de junho de 1919, os estonianos venceram as tropas alemãs. Por isso, quem acende a fogueira principal é o próprio presidente do país. Tochas são acesas a partir dessa fogueira – a “chama da independência” – e acendem outras fogueiras pelo país. Aqui também se pula fogueira e, como na Festa de Santo Antônio no Brasil, se fala muito de amor: um dos contos tradicionais do país fala de dois apaixonados, Koit e Hämarik, que só se veem uma vez por ano, nessa noite que é a mais curta do calendário.

Canadá

O Dia de São João Batista é considerado o feriado nacional do Quebec, a província canadense de língua francesa. Inicialmente vinculada à religiosidade católica que distinguia os canadenses francófonos dos anglófonos – inclusive com direito a vestir crianças como São João Batista – a festa se laicizou em grande escala e se tornou uma festa da identidade quebequense. Popularmente, porém, mantém o nome de Saint-Jean. As fogueiras permanecem presentes – geralmente mais de 300 espalhadas pela província –, bem como shows, desfiles e fogos de artifício.

[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=QIczMrQISnc” align=”center”][/vc_column][/vc_row]

Read more

São João em Casa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O São João 2020 será diferente de todos os outros anos, porém não faltará a fé nos Santos, a animação do forró, o sabor das comidas típicas, o brilho dos fogos e principalmente o calor da fogueira junto com aqueles que amamos, #SaoJoãoEmCasa, por conta da pandemia do Covid-19.

A comemoração dos Santos Juninos será modificada, neste atípico ano de 2020, para os forrozeiros e amantes do período junino, a chegada do mês de junho está sendo uma mistura de nostalgia dos anos passados e a necessárias adaptações de segurança diante de pandemia. Ir para os arraias brincar na quadrilha ou dançar forró, por exemplo, está fora de cogitação no cenário de cuidados com o novo coronavírus. Os eventos populares e aglomerações estão proibidos, entretanto, é permitido manter viva a cultura popular e festejar a principal festa nordestina.

Credito: Janine Moraes/MinC/Flickr

A quadrilha será adaptada e o arrasta-pé será na sala, o nordestino raiz fará o seu arraiá, cada um em sua casa, irá comemorar os Santos. Alavantú para lembrar das quadrilhas e Anarriê para reviver o tempo de infância. Os casados já têm o seu par para dançar o forrózinho e os solteiros podem improvisar, que tal fazendo da vassoura o seu par?

É a hora de tirar a bota e o chapéu do armário, vestir a camisa quadriculada e a saia de bico. Pôr a toalha de chita na mesa e prepara o clima para a comemoração. Forró não vai faltar, todos os astros do no São João estão preparando as lives. Elba Ramalho que é sinônimo de São João já anunciou que não irá deixar a festa, a cantora que é uma das estrelas dos festejos juninos do Nordeste fará no dia 23, através do seu canal, a live da noite de São João. Outros forrozeiros também abrilhantarão a festa, Wesley Safadão, Limão com Mel, Mastruz com Leite, Solange Almeida, Magníficos, Xande Avião, Ivete Sangalo são alguns exemplos para animar o #SaoJoãoEmCasa.

Todas as grandes festas no Nordeste foram canceladas ou adiadas mas não deixaram os forrozeiros #loucosporforro desamparados, seguindo a tendência farão os festejos On-Line, Aracaju e o Forrócaju fará a edição virtual, Campina Grande e o Parque do Povo terá a festa através das redes sociais, são alguns exemplos do forro virtual. Como toda boa festa de São João, que tem vários arraias para a sua diversão, não será diferente com as lives juninas, não faltará opções para animar o #SaoJoãoEmCasa, confira a lista completa aqui.

Quando o mês maio chegava, as escolas já preparavam a gurizada para dançar quadrilha, formação dos pares, ensaios, confecção das roupas e – o ponto alto – a apresentação para os pais marcavam o início das férias. Porém esse ano está tudo adaptado e os guris que clamavam por férias hoje querem ir para a escola, coisas da vida, né? Se tudo é adaptado, a quadrilha da escola será em casa e o tradicional traque de massa ou estalinho, presença fundamental para a animação da festa na escola, não poderá falta. Você pode fazer a compra on-line e receber em casa, compre aqui.

Credito: Ricardo Fernandes/DP. Fogueiras de Sao Joao.

O #SaoJoãoEmCasa, em família, remeterá muita gente a infância, a comemoração será uma releitura da nostalgia cantada pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga. em Noites Brasileira. Os festejos em casa irão lembrar do cheiro de milho assado, das brincadeiras de roda da molecada, dos velhos soltando balão, das moças fazendo charme e dos rapazes soltando rojão tudo isso em volta da fogueira, com muita animação e empolgação. Será um momento de reviver e recordar as lembranças e memórias bem como transmitir aos mais jovens as tradições e culturas nordestinas.

Muitas prefeituras optaram, como medida de contenção do avanço do Covid-19, por antecipar o feriado regional de 24 de junho para 25 de maio, uma segunda-feira, criando um feriadão para inibir a circulação de pessoas. A data foi antecipada, mas a festa não deixará de acontecer, ainda que timidamente o nordestino irá comemorar o São João.

Separamos várias dicas para ajudar você a fazer a sua comemoração em casa, reunimos ideias de decoração para o arraiá em casa (dicas de decoração), receitas dos quitutes e delicioso pratos típicos da época (receitas típicas), brincadeiras para entreter as crianças (brincadeiras) e a lista das lives para animar a festa (lista de live) em casa e deixa o #SaoJoãoEmCasa com a sua cara.

As grandes festas de São João estão canceladas, mas a comemoração dos Santos juninos está aí para garantir a animação na quarentena. É um caso atípico, e o São João em junho não deixa de ter sua importância para todos nós nordestinos.

Viva São João, #SaoJoãoEmCasa!!!

[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=QIczMrQISnc” align=”center”][/vc_column][/vc_row]

Read more